Nas últimas duas newsletters a gente viu que todo mundo é criativo de alguma forma e pra ser desenvolver criatividade eu preciso desenvolver a mim mesmo primeiro.
Se você não leu, pode ler aqui:
Parte 1 -
Parte 2 -
Falei também que amor próprio se relacionam com criatividade e citei que um aplicativo de notas me ajuda nesse processo.
Mas tinha outro item importantíssimo que se relaciona com o ato criativo: O ESTRESSE.
Já percebeu que suas melhores ideias surgem no banho, numa caminhada tranquila ou até lavando louça? Não é coincidência. Nosso cérebro precisa de paz para conectar ideias, e a criatividade floresce justamente nesses momentos de calma. Quer saber como transformar o autocuidado em um gerador de insights?
Não dá pra criar nada bom estressado.
Quando a gente tá estressado, o cérebro concentra uma energia muito grande em uma área e bloqueia outras. Quando a gente tá tranquilo, o cérebro se permite explorar outros assuntos e conectá-los.
Estando relaxado, tranquilo e munido de amor próprio o seu cérebro consegue entrar no que a neurociência chama de Rede Modo Padrão.
Não vou poder aprofundar, mas basicamente é o estado em que várias regiões do cérebro trabalham em sincronia, coletando informações de diferentes partes e combinando para gerar um novo conhecimento, insights e resoluções de problemas.
(guarda esse parágrafo, que lá na frente eu vou retomá-lo)
Esse estado tá intimamente ligado à atividade cerebral geral e à... CRIATIVIDADE.
Eu não sei vocês, mas eu tenho minhas melhores ideias enquanto caminho despretensiosamente, durante o banho (tanto que eu levo meu celular comigo pra anotar se precisar) ou enquanto lavo a louça, varro a casa (sim, eu preciso fazer essas coisas e ainda conciliar com meu trabalho de 8h às 18h e a criação de conteúdo).
E eu ficava me perguntando o porquê.
É porque são momentos em que eu estou relaxado, tranquilo, sentindo o vento bater, a água tocar meu corpo, em total tranquilidade, onde meu cérebro pode pensar em paz.
Quer criar? Tenha um momento de tranquilidade, sem estímulos, deixe seu cérebro trabalhar em paz.
Pratique a oração, a leitura, o autocuidado, momentos de reflexão em silêncio, pode ser meditação, ioga, o que lhe fizer bem e te deixar em paz.
Eu não tenho dúvidas que isso vai te tornar uma pessoa mais criativa, mas além de tudo, com saúde mental.
Você cuida:
do seu corpo
da sua mente
do seu espírito
e ainda fica criativo.
É win win.
Comece reservando tempo em silêncio, sem estímulos visuais, mas pode utilizar estímulos táteis (como sentir o vento, a água) e auditivos (usando músicas instrumentais).
Isso precisa fazer da sua rotina. Não é mágica. Não é como se você precisasse criar algo ainda hoje, fosse tomar um banho relaxante por 30 minutos e conseguisse sair criando loucamente como num passe de mágica.
Não é assim que funciona. Precisa da rotina. Vá anotando seus insights, crie sistemas de anotações, use ferramentas pra te auxiliar a conectar ideias depois.
Lembra do parágrafo que eu pedi pra você guardar? Não né? Já esqueceu.
Deixa eu colocar ele aqui embaixo de novo.
rede modo padrão é basicamente o estado em que várias regiões do cérebro trabalham em sincronia, coletando informações de diferentes partes e combinando para gerar um novo conhecimento, insights e resoluções de problemas.
E se eu disse que eu faço isso digitalmente, usando um segundo cérebro.
Eu uso o Obsidian pra fazer isso.
Criar é muito mais sobre se autoconhecer e saber seu potencial do que um talento natural ou um passo a passo rigorosamente replicável.
Você precisa buscar inspiração. Quanto mais inspiração você tem, mais ideias surgem. Mais ideias você pode conectar, e aí quando você relaxa... BOOOM!!!
Quando você reduz a estresse e a tensão as ideias começam a se conectar e você pensa "É ISSO!". É isso que acontece quando a ideia de conecta.
Então, seja criação de conteúdo, moda, arquitetura, design, qualquer que seja o seu negócio, sempre tem um lado criativo. E agora você sabe que precisa dedicar tempo pra se inspirar, pra cuidar de si e relaxar pra que, em algum momento, suas ideias se conectem.
Cada um de nós está criando a vida que quer.
Não é uma atividade só pra quem faz coisas "artísticas". Todo mundo é criativo (ou deveria ser), então, pratique e veja os resultados. Eu posso te garantir 100% que você vai ser mais criativo do que é agora se fizer o que te falei nesse texto.
Quer ajuda pra montar o seu segundo cérebro criativo e digital pra te ajudar nessa empreitada criativa? Eu tenho uma consultoria individual de 2 sessões de 2h, bem completas pra montar com você o seu cofre de conhecimento no Obsidian estruturando de acordo com os seus objetivos.
Considera dar uma olhada no link: Formulário de Aplicação.
Te vejo na semana que vem.
Siga a Criatividade 💡
Instagram: @a7raphael
YouTube: Raphael Accete | A7 Criativo
Threads: @a7raphael