Hoje é véspera de Natal, talvez você esteja fazendo uma retrospectiva do ano.
E a verdade é que essa retrospectiva poderia ser muito melhor se você tivesse mantido um sistema de registros ao longo do ano.
Porque você teria registrado objetivos, pensamentos, reflexões, aprendizados, tarefas e poderia ver como foi sua evolução ou involução ao longo do ano.
Imagina isso ao longo de vários anos. Isso não é só uma curiosidade, isso te ajuda a de fato se entender e tomar decisões daqui pra a frente.
Journaling é como organizar uma gaveta mental. Ele permite tirar pensamentos confusos da mente e trazê-los para um espaço claro e estruturado. Mesmo que você tenha começado um diário antes e sentido que não fazia diferença, isso pode mudar com o método certo.
Método PENSO: Baseado em cinco pilares, ele ajuda a tornar o journaling mais relevante e produtivo.
Planos: Divididos em visão micro (o que faria seu dia ser perfeito) e macro (reflexões sobre grandes ideias e como colocá-las em prática). A clareza obtida aqui alivia culpas e ajuda a priorizar.
Espiritualidade: Integrar fé à rotina, refletindo sobre como agradar a Deus nas ações cotidianas, impactando trabalho, relações e saúde.
Necessidades: Transformar obrigações em metas claras, como o mínimo aceitável e o ideal possível, ajuda a aliviar a mente e garantir a sensação de missão cumprida, especialmente em dias difíceis.
Esses foram os itens da newsletter passada. Se você não leu, leia aqui:
Agora eu vou te falar sobre:
sentimentos
objetivos
sentimentos
Foi por causa disso que eu comecei a fazer o journaling.
Aí talvez você esteja pensando: "moço, você precisa é de terapia, né de journaling não".
Mas calma, não chega a esse ponto. Vou te explicar o que eu quero dizer com "desabafar", porque é basicamente sobre iniciar um fluxo de escrita.
No meu journaling esse item é:
o que tem tirado a minha paz?
Inclusive foi uma dica que ouvi de um cara que nem lembro mais quem foi, mas que dizia que se você não sabe sobre o que escrever, escreva sobre o que te deixa com raiva.
Aí você começa a escrever e o resto vem junto.
Mas por mais que desabafar te coloque no fluxo de escrever e isso já seja muito bom, ela ainda tem outros benefícios práticos.
despejo - um dos maiores é o de despejar o lixo da sua mente. Quando você escreve o seu desabafo você libera sua raiva e isso vai te acalmando. É melhor fazer isso do que explodir depois. É como se você jogasse toda a confusão da sua mente pro texto.
Aqui provavelmente você vai ter maior clareza de onde começou a raiva e até se ela faz sentido, se o sua perturbação é por algo válido e justo ou se são só reações egoístas da sua mente.
É como se minha mente fosse um quarto com uma grande bagunça. Eu preciso encontrar uma chave nessa bagunça, mas tá tão bagunçado que tá cobrindo as luzes. E à medida que eu vou despejando a raiva no texto eu vou limpando o quarto e aí a luz vai aparecendo, as coisas ficam mais visíveis, até que em algum momento eu encontro a chave, que é a origem daquela raiva.
É como se eu estivesse em uma oração a Deus e estivesse dizendo: "Senhor, eu não to sabendo lidar com isso, to insatisfeito com tal coisa, isso tá me incomodando."
E aí logo em seguida eu venho com "Como posso resolver esse problema?", porque o nosso cérebro é mestre em criar soluções.
E aqui basicamente eu uso uma versão miniatura das Etapas do Processo Criativo, onde eu:
mergulho no problema, tentando criar soluções
me distancio totalmente da questão, fazendo as coisas da minha vida, nesse momento, depois de ter quebrado um pouco a cabeça pra resolver, o cérebro monta o quebra-cabeça
depois eu volto e tento responder com o quebra-cabeças montado pelo meu cérebro
valido a ideia
Funciona no processo criativo e funciona pra resolução de problemas também.
objetivos
São reflexões sobre o que precisa de atenção, ajustes ou cuidado no seu dia a dia.
Sim, tem que treinar a mentalidade. E eu sei, isso parece bem vago, porque de fato é.
Que efeito prático isso tem? Como faz? Só saber isso não muda nada. Concordo com você, por isso vou te explicar como eu respondo algumas coisas no meu registro diário.
Coisas incríveis que aconteceram ontem...
Principal aprendizado de ontem
O que eu poderia ter feito melhor?
Sou grato por...
Parecem perguntas triviais, mas elas tem um poder imenso quando você percebe que aprendeu algo valiosíssimo no dia anterior e simplesmente ia esquecer.
Listar os acontecimentos que te marcaram no dia anterior criam em você um senso de:
valorização dos dias extraordinários
valorização dos dias ordinários
Você consegue ir além de repetir a frase "a felicidade está nas coisas simples da vida" e de fato enxergar contentamento nas coisas simples da vida e satisfação nas coisas incríveis.
Saber o que você poderia ter feito melhor te força a analisar se você evoluiu, onde pode melhorar e como pode fazer isso.
E por último, desenvolver um senso de gratidão é importantíssimo. Todos os dias a gente tem algo pra agradecer e, fazendo isso todo dia, você vai perceber que tem muito mais motivos de gratidão do que problemas/tristezas e talvez até se surpreenda agradecendo por alguns problemas e como eles te moldaram e te fizeram melhor, mais perseverante e maduro.
💭 conclusão
Esse sistema me permite ter uma boa noção da minha trajetória.
Ao longo de anos fazendo isso, você percebe como você saiu do ponto A pro ponto B, pro ponto V e o que mudou na sua mente durante a jornada.
Te garanto, é impressionante e minha gratificante se você evoluiu esse tempo todo.
Mas nem sempre a gente evolui, já teve anos em que o saldo da minha autocrítica foi de que eu regredi como pessoa, mas nesse caso tem uma boa notícia.
Se você piorou, você consegue identificar onde você errou e corrigir.
Ver a trajetória dia a dia é muito bom, você sente que está vivendo e não apenas existindo, porque você passa a perceber o seu entorno, sua vida, seus relacionamentos. Muita gente fala sobre isso, mas não traz ações práticas pra evitar que isso aconteça (talvez se fizessem journaling soubessem...).
Mas quando você faz isso há anos, ver a trajetória ano a ano e daqui a algumas décadas eu vou poder ver a cada ciclo de 5 anos anos, a cada década quem eu era e quem eu estarei sendo, eu acredito que é algo que vai me aproximar ainda mais de Deus.
Isso te permite ver pra onde você está indo, se a direção leva a algum lugar bom.
Eu faço tudo isso no meu obsidian, onde eu linko com outras notas, inclusive os miniensaios que eu faço quando leio um livro ou vejo um vídeo educativo no youtube.
Aproveita que hoje é Natal e começa a registrar suas ideias, aprendizados, reflexões com esse método, faz isso durante um ano e veja a mudança acontecer na sua vida de forma prática.
Eu tô com agenda aberta pro ano que vem pra te atender na consultoria BRAIN, caso você queira ajuda pra montar o seu segundo cérebro criativo e digital pra te ajudar nessa empreitada de consumo inteligente.
É uma consultoria individual de 4 sessões de 1h, bem completas pra montar com você o seu cofre de conhecimento no Obsidian estruturando de acordo com os seus objetivos.
Considera dar uma olhada no link: Formulário de Aplicação.
Mas se quiser começar a dar os primeiros passos sem compromisso, se inscreva na Trilha de 7 Dias Obsidian Essencial de forma totalmente gratuita.
Te vejo na semana que vem.
Siga a Criatividade 💡
Instagram: @a7raphael
YouTube: Raphael Accete | A7 Criativo
Threads: @a7raphael