Parei de Devorar Livros
Por Que Escrever Minhas Próprias Notas de Leitura Mudou Completamente a Forma Como Eu Aprendo
Construindo um prédio
Vou confessar uma coisa: quando eu digo que leio muito é uma "mentira".
Porque a maior parte do tempo que eu passo "lendo", eu na verdade passo "escrevendo".
Parece bizarro, mas faz sentido. Quando eu termino de ler a última página e fecho o livro, isso na verdade é só 20% do processo.
Beleza, então… mas aonde eu gasto os outros 80% então?
Eu gasto escrevendo notas.
Eu gosto demais de escrever notas porque eu posso extrair as ideias mais impactantes de cada livro, desenvolvê-las e conectá-las.
Então, quando eu termino um livro eu:
volto pro começo e folheio as páginas procurando as notas que se destacaram pra mim;
desenvolvo uma redação que essas notas merecem com minha próprias palavras.
Eu sei que você tá pensando "nossa, mas isso é muito trabalhoso pra ler um danado de um livro"...
E aí eu preciso te dizer que... é mesmo.
Mas é eficaz e vai te trazer uma boa vida de leitura. E você deveria confiar em mim, porque eu sou avesso a qualquer esforço sem necessidade. Se eu to fazendo isso é porque funciona MUITO pra mim.
E vou te explicar o porquê tudo isso vale a pena.
Por Que Todo Esse Esforço
1. Torna a sua leitura lenta
Sim, lenta.
Você deve estar pensando:
"Mas como isso pode ser bom?"
"Eu já assisti um mói de vídeo sobre leitura dinâmica, como ler mais rápido, faço desafio de 500 livros lidos em um ano".
Aqui eu vou desculpar com todos os gurus de leitura dinâmica, mas isso simplesmente tá errado, porque um bom aprendizado é LENTO. É um processo lento e cuidadoso, não pode ser apressado.
🌱 Apressar o conhecimento é se sabotar.
Todos os filósofos, pensadores e escritores do mundo só chegaram a esse nível porque dedicaram toda a sua vida a aprender suas habilidades, então porque você acha que você é mais inteligente que os grandes da história e pode fazer diferente?
Eu inclusive atraso meu fluxo, leio mais devagar, escrevo em várias horas ou dias algo que eu poderia escrever em minutos.
Eu dou tempo pra maturar as ideias, tempo digeri-las, entendê-las e é óbvio, leva tempo, bicho, não tem como hackear isso.
Mas eu garanto que você não vai se arrepender de ler e escrever devagar, ser minucioso na sua leitura.
Um efeito colateral maravilhoso disso é algo que todo leitor deseja com todas a força da sua: SE LEMBRAR MAIS DAQUILO QUE LEU.
2. Me dá espaço pra praticar minha escrita
Como você se torna bom em algo? Você assiste um monte de vídeos no YouTube e isso resolve? Você lê um monte de livros sobre um assunto e acha que isso resolve seu aprendizado?
A informação bruta te entretém, mas não te leva a lugar nenhum. Só ler não vai te fazer ficar bom em algo. Você precisa:
fazer muito algo
melhorar aos poucos o tempo todo
Essa verdade básica vai se destacar nas suas notas.
Eu comecei a criar conteúdo porque quero impactar pessoas. E não tem como fazer isso sem uma escrita bem feita. Porque eu quero que minhas palavras sejam carregadas de mais peso e intencionalidade. Palavras tem poder de transformar, a maior obra do mundo é um livro de palavras, a Bíblia.
Quando eu dou às minhas anotações uma redação detalhada eu estou possibilitando que elas tenham um agrupamento de ideias orbitando ao redor dela.
3. Notas profundas são um investimento de longo prazo
Mas esse ponto, eu te explico na próxima newsletter, junto com a conclusão dessa série sobre a minha Estratégia de Leitura de Máxima Eficiente.
Siga a Criatividade 💡
Instagram: https://www.instagram.com/a7raphael/
YouTube: https://www.youtube.com/a7raphael
Threads: https://www.threads.net/@a7raphael