Você pode ser a pessoa mais capacitada do mundo pra criar algo, mas se você não souber lidar com essa sabotagem do seu cérebro, você vai ser alguém limitado na hora de criar qualquer coisa.
Esse é o A7 Criativo, minha newsletter semanal.
Quando uma Ideia Brilhante Encontra uma Tela em Branco
Você se senta, pronto para começar a escrever um texto.
Você tá com uma ideia incrível na mente e animado pra colocar em prática. Mas quando você senta em frente ao computador, um sentimento de insegurança te atinge. Cada letra parece uma batalha, cada frase precisa ser minuciosamente escolhida, cada capítulo é uma decisão crítica.
E aí você passou horas só olhando para a tela em branco, congelado pela necessidade de fazer tudo perfeito desde o começo. Aquele texto que você estava tão empolgado, você já não consegue mais seguir em frente e desiste do seu projeto.
Isso já deve ter acontecido com você, né?
Quantas vezes você tentou começar um negócio e desistiu antes mesmo de começar de fato?
Você provavelmente entrou num ciclo de acúmulo de conteúdo, consumindo orientação, conselhos, técnicas, abordagens, estudando, planejando… e viu que quanto mais você estuda, mais tem coisa pra estudar.
Você começou a achar que não sabia o suficiente.
Então, você se viu dentro desse fluxo:
IDEIA > EMPOLGAÇÃO > APROFUNDAMENTO > CONFUSÃO > DESISTÊNCIA
IDEIA
Você tem uma ideia que você acha que é incrível. Você identifica um problema comum, você idealiza uma forma de resolver, consegue ver como pessoas podem se beneficiar dela, como você pode monetizá-la.
EMPOLGAÇÃO
Você passa a procurar saber mais, consome conteúdo informativo, aprende o básico, descobre os meios pra fazer acontecer e decide: “vou botar esse projeto pra frente!”
APROFUNDAMENTO
Aqui você percebe que precisa ser aprofundar. Consome muito conteúdo, analisa referências, compra cursos, mentorias, vê instruções para as técnicas e mergulha profundamente no conhecimento.
CONFUSÃO
Quanto mais você consome conteúdo e aprende sobre o assunto mais você descobre coisas que não sabe e que precisa aprender. Nessa fase você descobre novas referências e passa a se questionar qual delas é melhor.
Aqui você passa a se sentir sobrecarregado e sem foco.
DESISTÊNCIA
Você abandona o seu projeto por completo por achar que nunca vai ser bom o suficiente, ou por nunca chegar a uma definição sobre como começar. Até que em outro momento você vai ter outra ideia e o ciclo recomeça.
Às vezes você nem consegue entender o porquê dessa paralisia criativa.
Isso fatalmente vai te limitar sempre que você for criar algo e tomar seu tempo se você não resolver esse problema criativo.
O gráfico do ciclo da desistência pode ser alterado, porque após a confusão a gente tem dois caminhos: a desistência ou a maturidade.
Pra alcançar a maturidade de um projeto é necessário entender esse ciclo e cada uma das suas etapas.
Avalie onde você está no seu processo criativo e não perca a newsletter da semana que vem, onde vou começar a trazer as soluções na parte 2 da série “Perfeccionismo Criativo: Uma Sabotagem do seu Cérebro”.
Siga a Criatividade 💡
Instagram: https://www.instagram.com/a7raphael/
X: https://twitter.com/A7Raphael
YouTube: https://www.youtube.com/a7raphael
Threads: https://www.threads.net/@a7raphael