Filtrando o Ruído
Descubra por que seguir conselhos à risca pode estar sabotando seu crescimento pessoal.
Se você não viu ainda as primeiras 3 partes da série sobre Desenvolvimento Pessoal, recomendo que comece por aqui:
Mas se você já viu, entenda que até agora eu te falei coisas que eu acho que você deveria saber ANTES de começar a consumir, mas agora enquanto você consome conteúdos de desenvolvimento pessoal, tem coisas que eu acho que você deve ter em mente DURANTE o processo de aprendizado.
E hoje eu vou direto ao ponto:
Não esqueça o que você quer
Não é porque alguém lhe disse que aquilo é bom que você tem que fazer.
Com o algoritmo é muito frequente aparecer conteúdos que você não procurou.
Geralmente abordando um problema que você nem sabia que tinha. E aí por causa de um vídeo que você assistiu dizendo que você precisa dormir apenas 3h entre 1h e 4h da manhã você agora quer agir assim.
Você vai fazer isso pra que? Aonde você quer chegar? Qual é o seu objetivo em consumir esse tipo de conteúdo?
Pra quê você quer aprender sobre criatividade se você não tem a intenção de criar algo? As nossas ações precisam ser intencionais.
Pesquise
Pesquisa mais de um criador de conteúdo que fala sobre aquilo, ler livros, ver vídeos, conversar com pessoas que já passaram por aquilo.
Só consuma o que você consegue colocar em prática hoje. Não fique consumindo coisas que você só vai poder fazer, talvez em 5 anos. Isso é prejudicial demais, você fica sonhando com coisas futuras enquanto tem coisas que você pode fazer hoje, agora.
Filtre
Você precisa reter só o que é bom. E pra isso às vezes você vai precisar testar pra saber se aquilo é bom mesmo.
O que não presta você descarta. Não fica guardando coisa que não presta.
É um trabalho de dia a dia, consumindo pra ver o que se aplica, o que faz sentido pra você. Priorize criadores, autores, influenciadores que você sabe que podem te trazer coisas boas, não aqueles que falam mais bonito ou que te vendem sonhos.
Aprenda a filtrar e a descartar o que não presta.
Adapte
Agora que eu filtrei e deixei só o que é proveitoso pra a minha vida, eu vou colocar uma pitada de mim. Eu vou adaptar à minha personalidade, à minha realidade, ao meu momento de vida.
E aqui vai um conselho de ouro:
Dicas que você deve seguir à risca geralmente não receitas pro fracasso. Você precisa adaptar à sua realidade.
Sabe aquele vendedor de curso que diz que só não deu certo com você porque você seguiu fielmente, 100% o que precisava? Pois bem…grandes chances de ser um picareta.
É parte fundamental do desenvolvimento pessoal a adaptação ao meu contexto, às minhas vocações, aos meus objetivos.
O grande problema é que tem muita gente consumindo desenvolvimento pessoal como se fosse mudar sua essência, quem você é.
Conclusão
Desenvolvimento pessoal não é algo novo na Internet. Mas a profusão de conteúdos é muito grande e frequentemente eu vejo algo que eu penso “seria bom eu aprender isso”. E pra isso eu tenho uma série de textos sobre Como Gerenciar Múltiplos Interesses.
Quando você compreende e aplica essas estratégias, é possível transformar o consumo de conteúdos de desenvolvimento pessoal em uma jornada verdadeiramente enriquecedora e eficaz.
Espero que esse texto possa te ajudar e se encontrar e te encorajar.
Para mais, siga a criatividade.
Instagram: https://www.instagram.com/a7raphael/
Threads: https://www.threads.net/@a7raphael
YouTube: https://www.youtube.com/a7raphael