Entendendo as Barreiras da Criação
Perfeccionismo Criativo: uma sabotagem do seu cérebro - Parte 3
Se você não leu, aqui está a parte 2: https://open.substack.com/pub/a7criativo/p/desafiando-o-ciclo-da-desistencia?r=2v81lx&utm_campaign=post&utm_medium=web&showWelcomeOnShare=true
Você vai encontrar muitos sabotadores no caminho.
Amigos, às vezes bem intencionados (outras vezes não) que vão criar inúmeras dúvidas na sua cabeça.
Gurus dizendo coisas diferentes e aí você fica sem saber qual o jeito certo de começar.
E sua própria natureza que tende a lhe fazer errar. O seu maior inimigo é a sua própria mente.
4 OBJEÇÕES muito comuns que sua mente vai fazer pra lhe sabotar:
Experiência
“Eu preciso ter experiência pra fazer isso, senão eu vou errar.”
Sim você vai errar. Não tenha dúvida sobre isso. Mas como você vai adquirir experiência sem ter tentado, errado e aprendido?
Vergonha
“É vergonhoso alguém na minha idade não saber isso.”
Cara, pessoas tem experiências diferentes, contextos distintos e cada um focou naquilo que era mais conveniente pra si naquele momento. Não é demérito algum você não saber algo, não importa a sua idade.
Tempo
“Não tenho tempo, preciso de uma solução definitiva, porque preciso ser rápido.”
Aí é que você precisa urgentemente começar e errar, pra poder corrigir mais rápido. Em 99% das vezes você não vai conseguir ter uma solução definitiva de cara e querer isso só vai lhe prejudicar porque vai travar o seu processo criativo.
Crítica Interna
“Ah, eu sou muito crítico com o meu trabalho, não vou fazer de qualquer jeito.”
“Se eu não for pra fazer tão bom quanto eu estou pensando, então, não vou nem começar.”
“Eu sou perfeccionista.”
💡 O perfeccionismo muitas vezes é uma artimanha do seu cérebro pra te fazer procrastinar.
E aqui vamos pensar um pouco sobre o que se passa na sua mente:
Ser crítico e buscar perfeição é necessário, o problema é ser crítico e perfeccionista durante o processo CRIATIVO. Isso vai sempre ser muito perigoso, porque é limitante.
E aqui eu tenho 4 motivos que levam você a procrastinar qualquer processo criativo:
O Paradoxo do Criativo
Vou aprofundar esse assunto em outro momento, mas basicamente nele você tem uma visão clara do que é bom, do ideal que você quer chegar, mas você ainda não chegou nesse ponto de satisfação com a sua obra, porque ela ainda é uma tela em branco que precisa ser iniciada.
Julgamento
Você se importa demais com a opinião das pessoas, com o que elas vão achar da sua obra. E aí você trava por nunca achar que seu projeto está bom suficiente pra a opinião das pessoas.
Ego
Você quer biscoito das pessoas.
Você quer atenção.
Pensa comigo: quanto mais perfeito você faz algo, mais elogios você recebe, mais atenção as pessoas lhe dão. E no fundo você quer isso: validação das pessoas. Ser percebido como perfeito te deixa bem, te dá prazer.
Crítica Interna
E aqui eu considero o principal problema. A crítica é uma das características mais valiosas pra quem cria algo. Claro que a gente precisa ser crítico não só com o nosso trabalho, mas com o dos outros também. Criticar é analisar, desconstruir… tirar a pepita de ouro do garimpo.
O problema é quando isso se torna algo que me impede de criar, por ser tão crítico a ponto de eu não me permitir errar na minha própria obra.
Eu perdi a conta de quantas vezes durante esse mesmo texto eu analisei minhas referências e pensei “o meu texto tá ruim”, “eu nunca vou chegar no nível desse cara”.
E aqui vai uma habilidade valiosa; saber a hora de alternar a chave entre ser crítico do nosso trabalho e ser o fã incondicional dele.
Não seja escravo do seu crítico interno. Domine-o e potencialize sua criatividade.
Agora que você já tá ligado nas objeções que o sua mente vai fazer e entendeu os motivos que levam você a procrastinar e travar na hora de criar algo, você está pronto pra entender como solucionar na próxima terça-feira.
Então, até semana que vem.
Siga a Criatividade 💡
Instagram: https://www.instagram.com/a7raphael/
X: https://twitter.com/A7Raphael
YouTube: https://www.youtube.com/a7raphael
Threads: https://www.threads.net/@a7raphael